eusoubud • jun 26 • 15:19
Arraiá Junino
A Bud está em clima junino... O primeiro arraiá foi o da Fiação 3º Turno. Ele estava bom por demais sô! Confira algumas fotos e um conteúdo especial sobre as festas dessa época. Acesse aqui!
As tradicionais festas juninas homenageiam três santos: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações aconteciam durante o solstício de verão: a data que marca o dia mais longo do ano, no dia 21 ou 22 de junho. Vários povos da Antiguidade aproveitavam a ocasião para organizar festas em que pediam fartura nas colheitas.
O curioso é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também realizavam festas importantes em junho. Eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida. Com a chegada dos portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram. É por isso que as festas tanto celebram santos católicos como oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos. Já a valorização da vida caipira nessas comemorações reflete a sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo. Hoje, as grandes festas juninas se concentram no Nordeste, com destaque para os estados de Pernambuco e Paraíba.
Arraiá Junino da Fiação 3º Turno!
A festa contou com vários quitutes típicos dessa época, decoração e até mesmo os tradicionais trajes! A colaboradora Patricia Rodrigues conta que o GMC presenteou com um brinde os colaboradores que participaram da brincadeira de vir trajado. “Foi muitoooo legal”, finaliza Patricia!