Recursos Humanos jan 14 • 09:06

O verão chegou!

A estação mais quente do ano chegou: já conseguimos sentir as altas temperaturas e apreciar os belos dias do verão! Colaborador, temos uma curiosidade para lhe contar... Você sabia que é possível medir a temperatura do ambiente ouvindo os grilos? Quer saber como? Clique aqui e confira essa e outras curiosidades sobre o verão!

  • O verão inicia anualmente no dia 21 de dezembro para todos os países do Hemisfério Sul (metade do planeta Terra localizada entre a linha do Equador e o Polo Sul). Esta data é chamada de solstício de verão, que significa “sol que não se mexe”. Já a palavra verão quer dizer “tempo da frutificação”.

  • Nesta época a temperatura aumenta, pois é o momento em que os raios solares atingem mais intensamente a face sul da Terra – devido à inclinação do planeta. Enquanto isso, no Hemisfério Norte acontece o início do inverno.

  • No Brasil, a maior temperatura já registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)  foi calculada em  44,7°C, na cidade de Bom Jesus, estado do Piauí. O dia mais quente já registrado no mundo inteiro foi em 10 de julho de 1913, no Vale da Morte, Estados Unidos. Naquela data, os termômetros atingiram 56,7ºC.

  • Benjamin Franklin, um dos líderes políticos dos Estados Unidos, foi quem projetou o horário de verão: ele propôs que as pessoas acordassem mais cedo durante o verão, para que assim aproveitassem melhor a luz solar e diminuíssem o consumo de velas.

  • O Brasil aderiu ao horário de verão pela primeira vez em 1931. Atualmente, nenhuma região brasileira utiliza o horário de verão.

  • A Torre Eiffel é um dos monumentos mais conhecidos do mundo: ela corta o céu de Paris com os seus 324 metros de altura. A torre possui mais de 10 mil toneladas de ferro, por isso, durante o verão, as altas temperaturas fazem com que o ferro se dilata e sua estrutura cresça em 15 centímetros.

  • Você sabia que é possível medir a temperatura do ambiente escutando o cantarolar dos grilos? E este meio já foi comprovado por cientistas de um programa de educação científica. Basta um inseto e uma conta matemática simples: conte cada “cri” durante um intervalo de 25 segundos; então, divida  esse número por 3; e depois, some 4 ao resultado. Esse valor é a temperatura aproximada do ambiente, em graus celsius.

FONTE

querobolsa.com.br