Recursos Humanos jan 22 • 10:23

Primeiros Socorros Emocionais: Saúde Mental

Todos nós vamos ao médico quando estamos gripados ou com alguma dor. Então por que não procuramos um profissional da saúde quando sentimos dores emocionais? "Muitos de nós lidamos com os problemas emocionais por conta própria", diz Guy Winch, doutor em psicologia e escritor. "Devemos praticar a inteligência emocional: cuidando das nossas emoções e mente com a mesma importância que cuidamos do nosso corpo". Clique aqui e confira! 

Muitas vezes, valorizamos mais o corpo do que a mente. Todos sabemos como manter a saúde física, escovar os dentes e colocar um curativo no machucado: temos conhecimento disso desde os nossos cinco anos de idade. Mas e o que sabemos sobre manter nossa saúde psicológica? Passamos mais tempo cuidando dos nossos dentes do que da nossa mente. Nós suportamos os desafios emocionais com mais freqüência do que os físicos. Está na hora de tornar a saúde física e emocional, iguais.

É muito importante que priorizemos nossa saúde emocional, praticando os primeiros socorros emocionais. As nossas mentes tentam nos enganar, o tempo todo. Todos temos um padrão de emoções que é acionado sempre que encontramos obstáculos. Sua mente tenta convencê-lo de que és incapaz de algo, e se você acreditar nela, começará a se sentir sem forças e desistirá em pouco tempo ou nem se quer tentará.

Uma vez que nos convencemos de algo, é muito difícil mudar nosso pensamento, por isso, precisamos lutar contra esse sensação e tomar o controle da situação, quebrando esse ciclo antes dele começar. Nossas mentes e nossas emoções não são amigos confiáveis: eles são aqueles amigos temperamentais.

Devemos cuidar da nossa autoestima, pois quando ela está alta, ficamos mais resistentes ao estresse e  ansiedade. Quando você tem dores emocionais, comporte-se com a mesma compaixão que você espera de um verdadeiro amigo. Proteja a sua autoestima: pegue os doentes hábitos psicológicos e mude-os, lute contra eles. Estudos mostram que até mesmo dois minutos de distração são o bastante para quebrar a urgência dos pensamentos negativos. Ao sarar suas feridas emocionais, você construirá resiliência emocional, a capacidade de lidar e superar os obstáculos difíceis.

Há 100 anos, as pessoas começaram a praticar a inteligência emocional e a expectativa de vida aumentou em 50% em questão de décadas. Nossa qualidade de vida poderia aumentar drasticamente se todos nós começarmos a praticar a inteligência emocional. Como seria o mudo se fôssemos psicologicamente mais saudáveis? Se as pessoas se sentissem melhor consigo mesmas e mais capacitadas? E se elas fossem mais felizes e mais completas? Este é o mundo no qual podemos viver. E se você se tornar uma pessoa mais informada e mudar alguns hábitos, este é o mundo que todos nós podemos viver.

 

“Todos nós precisamos praticar os primeiros socorros emocionais”

 

FONTE

www.ted.com/talks/guy_winch_the_case_for_emotional_hygiene?language=pt-br