eusoubud • ago 26 • 10:15
Todo dia 25 é dia Laranja!
O Dia Laranja é celebrado a cada dia 25 do mês, e traz um alerta para a necessidade de prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas. Clique aqui e conheça um pouco mais sobre esse projeto desenvolvido pela ONU Mulheres, com parceria da Soroptimist São Bento do Sul.
Dia Laranja
Sendo uma cor vibrante e positiva, o laranja representa um futuro livre de violência contra mulheres e meninas, convocando ativistas, governos e agências das Nações Unidas a se mobilizarem pela prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas, não só uma vez ao ano, no dia 25 de Novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres), mas sim em todos os meses.
Soroptimist
É uma organização internacional que trabalha para melhorar a vida de mulheres e meninas em comunidades locais e em todo o mundo. O termo Soroptimist origina-se da junção de palavres latinas: Sóror (irmã) e optima (ótima), podendo-se traduzir com o sentido de “irmãs unidas para o melhor”.
Violência Doméstica tem solução!
As mulheres vítimas de violência doméstica tem uma série de direitos especiais: uma vez que a violência doméstica constitui uma das formas de violação dos direitos humanos, mas nem sempre as mulheres sabem disso.
A violência deixa marcas negativas na vida das mulheres e meninas que a sofrem, pois ocorre em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor tenha convivência com a ofendida. Está em todas as classes sociais, e as agredidas sentem-se muito mal e muitas vezes se culpam pela situação. Mude este quadro: tenha coragem, força e foco! Denuncie!
Identificação das formas de violência contra a mulher
Física: te empurra, te chuta, te amarra, te violenta.
Moral: calúnia, injúria, difamação.
Sexual: te pressiona, te exige à prática que você não gosta, te nega o direito a métodos contraceptivos.
Psicológica: te humilha, te insulta, te isola, te persegue, te ameaça.
Patrimonial e econômica: controla seu dinheiro, não te dá permissão para certas compras, não te deixa trabalhar, oculta bens e propriedades.
Contatos Úteis
Central de Atendimento a Mulher | 180
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher | 3633-7041 | 3633-6993
Conselho Tutelar | 3633-6873
Delegacia da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso | 3631-7750
Bombeiros | 193
Polícia Militar | 190
Facebook SOROPTIMISTAS SÃO BENTO DO SUL-SC
Site WWW.soroptimist.org
Lei Maria da Penha | Lei nº 11.340 de 07 de agosto de 2006.
MENSAGEM
“Mulher, você tem o direito de ser tratada como igual, tomar suas próprias decisões sobre seu corpo. Escolher seus amigos pessoais, acabar um relacionamento, ser amada com respeito e carinho, ser feliz. Expressar seus pensamentos e opiniões, viver sem medo ou intimidações, sentir-se bem com você mesma, dizer não! Mudar de ideia, dedicar atenção à família, sentir-se segura, ter tempo para fazer coisas de seu interesse e, assim, estar em um relacionamento feliz e saudável”.
FONTES:
www.onumulheres.org.br
Folheto Soroptimist São Bento do Sul
VISTA LARANJA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E MENINAS!